segunda-feira, 30 de junho de 2014

#

Compadeço-me de nossos bravos tupiniquins-de-chuteiras, ainda que de chuteiras bambas, no exato momento. Não sou jogador de patavinas nenhuma, embora seja essa uma de minhas mais retumbantes frustrações em vida: poder estufar o peito no exercício maravilhoso de não servir para nada de útil, e ser respeitadíssimo por isso - fato que torna o futebol a mais grandiosa das artes contemporâneas. Para aplacar tal decepção, tornei-me ator, um jeito 'CULT' e lúdico (talvez uma maneira bela de justificar um estado permanente de retardo infantil) de insistir na mesma máxima - quer resolver os problemas da humanidade? Desejo-lhe boa sorte, e, principalmente, não conte comigo! O que quero dizer, enfim, é que compadeço-me dos nossos jogadores, afinal, sei bastante bem o que deve se passar nos bastidores dessa contenda mundial. O ator vive em sua labuta diária  um eterno e constante 'Maracanazo', sempre na iminência de falhar, errar o texto, decepcionar os que saíram de casa e enfrentaram o trânsito para conceder-lhe alguns preciosos minutos de paciência contemplativa. O ator convive com a sombra da sua irrelevância, com a mais corrosiva consciência da sua pequenez frente ao tamanho de um Sófocles, Shakespeare, Ibsen e afins. Entrar num estádio lotado, imagino, deve causar algo semelhante na cabeça dos nossos craques, talvez aquela coceira existencial que diz: 'O que raios eu estou fazendo aqui?!?!?' Ainda que tudo seja em uma escala muito menor - infelizmente o teatro hoje é no máximo um passatempo dos que tem algum tempo para desperdiçar, o ator combina-se em perfeição ao exemplo do jogador de futebol, e eu, no meu minúsculo anonimato, compreendo que pisar no gramado, assim como adentrar o palco escuro no exato instante do início do espetáculo, é, na mais rasteira das ocasiões, um ato desproposital, irrefletido e deveras ousado. Mas, a despeito de tudo, alguma coisa misteriosa nos impele a prosseguir, a levar adiante o gigantesco desafio de nos servir aos apetites dos leões famintos. 


Está tendo copa! E está sendo um baita espetáculo! Rogo minha eterna inveja e os maiores respeitos aos meus companheiros de crise!


Viva!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário